quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

TODOS SÃO CULPADOS
por Miguel Izidoro

VIOLÊNCIA 10x0 FUTEBOL
As previsíveis e lamentáveis cenas de violência ocorridas no último domingo no Estádio do Morumbi, após o jogo São Paulo 1x1 Corinthians, entre a polícia e parte dos torcedores da torcida organizada do Corinthians foi uma amostra do que está por vir pela frente.

INCOMPETÊNCIA 10x0 FUTEBOL
O conflito foi fruto da incompetência da Polícia Militar, que definitivamente é despreparada no trato com multidões.

E essa incompetência endêmica atinge todos os setores que deveriam organizar, controlar, proteger e promover o futebol, a saber:

OS CULPADOS

O São Paulo FC foi incompetente e maquiavélico ao anunciar as mudanças nas acomodações do estádio somente na semana do clássico e, posteriormente, ao polemizar e acirrar o ânimo da torcida adversária.

Foi ainda absurdamente incompetente ao erguer um muro no meio da passagem que dá acesso à arquibancada, reduzindo o espaço desproporcionalmente e de maneira a dificultar o escoamento das pessoas.

A Federação Paulista de Futebol foi incompetente por não ter sequer manifestado interesse em colocar as coisas em ordem. Meteu a cabeça na terra igual a um avestruz.

O Corinthians foi incompetente ao acirrar ainda mais a animosidade da torcida, polemizando e declarando guerra ao rival.
E também ao distribuir a maior parte dos ingressos para sua organizada preferida, em detrimento do torcedor normal que apenas quer ver o jogo.

Parte da Imprensa sensacionalista, como a TV Band, que sempre faz questão de mostrar a violência em jogos passados para "promover" o jogo da semana.

Essa mesma mídia que critica a violência, mas leva a seus programas membros de torcidas organizadas.

Por que a Prefeitura e o Contru permitiram a construção do muro na rampa de acesso e no anel superior? Não houve fiscalização do Contru? Ele foi notificado?
A estrutura do estádio permite esse muro? Ou ninguém se importou com tudo isso?!

A Polícia Militar é totalmente despreparada para atuar na proteção e organização de multidões, seja no futebol ou em qualquer outro tipo de evento de grande porte.

Quem já freqüentou estádios sabe que a polícia atua com extrema violência e não respeita o cidadão. Mas morre de medo das torcidas organizadas.

A torcida organizada gaviões da fiel (me recuso a denominá-los com maiúsculas) que foi ao estádio armada de bombas caseiras e entoando cantos avisando que "a violência voltou", e que depredou arquibancada e banheiros, também tem sua responsabilidade.

Parênteses: segundo depoimento da própria polícia, ao menos uma bomba caseira foi atirada das numeradas em direção do local de saída dos corinthianos, fato que iniciou a confusão.
Certamente obra de torcedores organizados do São Paulo.

Porém isto não é motivo para a polícia atirar contra pessoas que estavam aglomeradas e com a visão completamente bloqueada pelo tal muro do corredor.

O Promotor de Justiça, que só promoveu a confusão e tem idéias mirabolantes para "acabar" com a violência, como a redução do público visitante.
Demonstra despreparo e falta de conhecimento da realidade e da tradição dos jogos de futebol.

A função da polícia é proteger o cidadão da cidade. Não importa o tamanho do evento!
Ela deve estar preparada e organizada para implementar o plano de segurança mais adequado àquele evento.
A população não pode ser excluída dos eventos porque a polícia é incompetente!

O Promotor de Justiça deve exigir que a polícia detenha e puna os vândalos de qualquer natureza, e pronto!

E Congresso Nacional, junto com o Poder Judiciário devem urgentemente criar e aperfeiçoar Leis para punir duramente quem cometa este tipo de crime. Ponto.
Chega do circo de horrores!!!

Enquanto isso, para assistir ao futebol, eu fico no meu sofá...

Nenhum comentário:

Postar um comentário